4 - Vanguardas Europeias
Vanguardas Europeias
Livro didático: páginas 100 a 102
As Vanguardas Europeias foram uma série de movimentos artísticos que surgiram na Europa no início do século XX. Apesar de diferentes entre si, todas elas tinham em comum propostas para um novo olhar artístico frente ao que estava a ser considerada a velha arte (velha arte, aqui, é a arte praticada até aquele momento e é exatamente aquela que você estudou nas séries anteriores).
A palavra vanguarda é associada a uma postura inovadora, à frente do próprio tempo. Dessa forma, esses movimentos refletem o que se espera do futuro, em termos de arte. No caso, a substituição do que era considerado tradição por algo, realmente inovador.
Por favor, consulte seu livro didático nas páginas indicadas acima. Lá você terá uma breve explicação de cada vanguarda e exemplo de obra artística para cada uma.
As cinco vanguardas que são explicadas no nosso livro são:
a) Cubismo - Valorizava a forma geométrica na construção das pinturas. Foi idealizada por espanhol Pablo Picasso em 1908 quando da apresentação da pintura Les Demoiselles d”Avignon. Na página 100 do nosso livro, são apresentadas as seguintes pinturas: Mandola, de Georges Braques (1910) e Café da Manhã, de Juan Gris (1914) como exemplos de geometrização e fragmentação na arte.
b) Futurismo - Valorizava o progresso da época, por meio da velocidade e do movimento por meio do emprego de imagens ligadas ao progresso da época. Foi proposta por italiano Tommaso Marinetti em 1909. Na página 101 do nosso livro didático, é apresentada a seguinte pintura como exemplo da materialização da velocidade e do movimento na arte: A carga dos lanceiros, de Umberto Boccioni (1915).
c) Expressionismo - Expressão subjetiva dos sentimentos, por meio da busca do sentido trágico da existência. Foi idealizada pelo alemão Kasimir Edschmid em 1910. Como exemplo da materialização da intensidade sentimental por meio da deformação e das cores vivas, o nosso livro apresenta a pintura O grito, de Edvard Munch (1893) na página 101.
d) Dadaísmo - Arte voltada para o deboche, a ironia por meio do emprego de objetos comuns como arte. Idealizado pelo romeno Tristan Tzara em 1916. A página 102 do livro didático apresenta dois exemplos dessa arte: A fonte, de Marcel Duchamp (1917) e A roda de bicicleta, também de Marcel Duchamp (1913).
e) Surrealismo - Expressão do inconsciente, sem o filtro da razão para revelar os sonhos e o inconsciente humano, tendo ligação com a teoria do inconsciente de Sigmund Freud. O francês André Breton foi o idealizador dessa proposta artística em 1924. Nosso livro, na página 102, apresenta dois exemplos do surrealismo: A persistência da memória, de Salvador Dali (1931) e Carnaval de arlequim, de Juan Miró (1925).
Como é possível perceber, são cinco diferentes propostas artísticas que aconteceram em locais diferentes da Europa. A unidade na diversidade artística se apresenta no sentido de que todas tinham como propósito o rompimento com a arte anterior, considerada tradicional e ultrapassada.
Para que a publicação não fique extremamente longa, você pode conferir na internet cada exemplo de obra de arte citada no material didático adotado pelo colégio neste ano.
Por fim, você pode assistir ao vídeo abaixo, produzido pelo professor Noslen no link abaixo sobre as Vanguardas Europeias. Na aula há uma excelente explanação sobre o assunto.
https://www.youtube.com/watch?v=3xUjHZO0yXw
Havendo dúvidas, procure-me em sala ou pelo chat da publicação.
Fernando Fernandes
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