02 - Análise de peça publicitária com figuras de linguagem

 

            


            Na peça publicitária divulgada pela prefeitura de Guaxupé – MG sobre o combate à dengue, um folder foi apresentado em que três mosquitos formam uma banda musical sendo um ao violão, outro ao pandeiro e um terceiro como baterista. Todos estão em ação sobre palco formado por diferentes recipientes (latas e pneus, sendo que um deles revela o nome da banda musical).  Nas frases de efeito, os apelos ao cidadão para não deixar o mosquito fazer festa no fundo do seu quintal e para não ficar assistindo à festa de camarote. Por fim, o apelo para que toda a água parada seja eliminada.

Considerando os efeitos de sentido pretendidos pela relação entre a imagem como um todo e a epidemia da dengue, a metáfora foi empregada para ampliar o sentido original, pois festa, aqui, se relaciona à ação dos mosquitos na população e também para que nós não assistamos a essa festa de camarote, isto é, não fiquemos indiferentes ao problema e eliminemos todos os focos do mosquito. Por eles exercerem ação humana ao tocar instrumentos musicais, temos a prosopopeia como figura de linguagem por conta da personificação.

A genialidade da peça publicitária está na relação entre festa (algo que gostamos de curtir) e festa (a propagação da dengue em alta escala); camarote (lugar privilegiado em um evento) e camarote (indiferença à presença de água parada); e o caráter lúdico a um problema tão sério, ao personificar os transmissores da doença como instrumentistas.

Fernando Fernandes

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